-
José Bonifácio de Andrada e Silva, conhecido como o “Patriarca da Independência”, foi um naturalista e estadista brasileiro, com forte influência política no Primeiro Reinado…
-
A Balaiada foi uma rebelião que ocorreu no Brasil de 1838 a 1841, nas províncias do Maranhão e do Piauí. Naquela época, o Brasil não tinha estados como hoje, e sim…
-
Os bandeirantes eram pessoas que, no início da colonização do Brasil, participavam das expedições desbravadoras pelo interior do país. Chamadas bandeiras, elas foram…
-
Rui Barbosa de Oliveira foi um importante jurista e político brasileiro, que defendia as liberdades civis (dos cidadãos). Ele também se destacou como diplomata, jornalista e…
-
A esquadra de Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil em 1500.No entanto, os portugueses só decidiram colonizar as novas terras daAmérica cerca de trinta anos depois.…
-
Chama-se Brasil Império o período da história do Brasil que se iniciou com a Independência, em 7 de setembro de 1822, e terminou com a proclamação da República, em 15 de…
-
A Cabanagem foi uma rebelião ocorrida no Brasil de 1835 a 1840, na província do Grão-Pará, que incluía os atuais estados do Pará e do Amazonas. Não deve ser confundida com a…
-
O Ciclo do Café foi um período da história do Brasil durante o qual a produção cafeeira teve grande importância para o desenvolvimento econômico do país. Muitas cidades…
-
A Guerra de Canudos ocorreu entre os anos de 1896 e 1897, no Arraial de Belo Monte, no município de Monte Belo, no interior do estado da Bahia, onde viviam cerca de 20 mil…
-
“Capitania” foi o nome da divisão administrativa primeiramente adotada no Brasil pelos colonizadores portugueses. As capitanias deram origem às províncias e, mais tarde, aos…
-
Fernando Henrique Cardoso, sociólogo brasileiro e político, liderou a oposição da esquerda do Brasil à ditadura militar do país entre os anos 1960 e 1970. De 1995 a 2003 foi…
-
Humberto de Alencar Castelo Branco foi um militar de carreira e o presidente do Brasil de 1964 a 1967. Foi um dos principais líderes do golpe militar que depôs o governo…
-
Luís Alves de Lima e Silva, o duque de Caxias, foi um militar brasileiro que participou de importantes acontecimentos da história do Brasil, prestando grandes serviços ao…
-
Padre Cícero, cujo nome completo era Cícero Romão Batista, foi um religioso e, também, um político brasileiro. Ele nasceu no Crato, no estado do Ceará, em 1844, e morreu na…
-
Cidade histórica é toda cidade que tem construções de valor histórico. Geralmente são casas, igrejas e outras edificações antigas. As cidades históricas guardam a memória do…
-
A Confederação do Equador foi um movimento político, revolucionário e emancipacionista que ocorreu no Nordeste do Brasil durante o período imperial, em 1824. Começou como uma…
-
A Guerra dos Emboabas (1707–09), ocorrida na região de Minas Gerais, não foi uma revoltaque visava à autonomia brasileira em relação à coroa de Portugal. Foi naverdade um…
-
A Revolução Farroupilha, também chamada de Guerra dos Farrapos, foi uma luta civil que aconteceu no Rio Grande do Sul ao longo de dez anos, entre 1835 e 1845. Nesse período,…
-
O militar e político Manuel Deodoro da Fonseca foi o primeiro presidente do Brasil. Foi ele que fez a proclamação da República no dia 15 de novembro de 1889, no Rio de…
-
No século XVI, os franceses tentaram fundar duas colônias no Brasil. A primeira foi a França Antártica, no Rio de Janeiro, em 1555. A segunda foi a França Equinocial, no…
-
Um estado é uma divisão territorial dentro de um país. O Brasil é uma república federativa presidencialista formada por 26 estados e um Distrito Federal, chamados de Unidades…
-
O governo-geral foi a forma de governo implantada no Brasil em 1549 pela coroa portuguesa. Naquela época, o Brasil era colônia de Portugal. Até então, o poder da colônia era…
-
O domínio holandês no Brasil foi curto. Aconteceu no século XVII, quando os holandeses ocuparam uma parte do Nordeste do Brasil. Lá, fundaram uma colônia chamada Nova…
-
A imigração no Brasil tem três momentos: na prática, começou em 1530, com a chegada dos portugueses com o objetivo de colonizar — ou seja, ocupar — o território. Os africanos…
-
A Inconfidência Mineira foi um movimento social brasileiro que ocorreu em 1789, na antiga Vila Rica (atual Ouro Preto), capital da capitania de Minas Gerais. Foi uma revolta…
-
A Independência do Brasil é comemorada todo dia 7 de setembro. Marca a libertação definitiva do país dos laços de submissão à corte portuguesa. Com a independência, o Brasil…
-
João Maria José Francisco Xavier de Paula Luís Antônio Domingos Rafael, ou dom João VI, governou Portugal de 1792 até sua morte. Nasceu em Lisboa em 1767 e morreu na mesma…
-
Juscelino Kubitschek de Oliveira, conhecido como JK, foi presidente do Brasil entre 1956 e 1961. Nascido em Diamantina, no estado de Minas Gerais, em 12 de setembro de 1902,…
-
Luiz Inácio Lula da Silva é um político e ex-sindicalista brasileiro. Ele foi presidente do Brasil de janeiro de 2003 até o final de 2010. Tornou-se o mais conhecido líder…
-
A Guerra dos Mascates (1710-1711) ocorreu na capitania de Pernambuco, na época em que o Brasil era colônia de Portugal. O conflito resultou da rivalidade entre a aristocracia…
-
O visconde de Mauá (Irineu Evangelista de Sousa) foi um importante empresário, empreendedor e criativo, que viveu no século XIX. É considerado uma das principais…
-
O movimento militar de 1964 marcou o início de um período da história do Brasil. Realizado em abril de 1964, constituiu um golpe de Estado articulado pelas Forças Armadas…
-
As reduções jesuíticas, também chamadas povos, doutrinas ou missões, eram povoados em que os padres da Companhia de Jesus (ou jesuítas) reuniam indígenas com o objetivo de…
-
Prudente José de Morais e Barros foi o primeiro presidente civil do Brasil, eleito em 1894. Antes dele, o Brasil já tinha sido governado por outros dois presidentes, ambos de…
-
Joaquim Nabuco foi um escritor, abolicionista e embaixador brasileiro. Ele foi um grande homem público do Segundo Reinado (1840–89), período de governo do imperador dom Pedro…
-
Em 1864, teve início um dos acontecimentos mais marcantes do Brasil Império, no período do Segundo Reinado: a Guerra do Paraguai. Travado por mais de cinco anos, o conflito…
-
José do Patrocínio foi um escritor, jornalista, abolicionista e republicano. Ele enfrentou grandes dificuldades devido à sua origem social — filho de uma escrava alforriada e…
-
Pedro de Alcântara Francisco Antônio João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon, ou dom Pedro I, coroado…
-
Pedro de Alcântara João Carlos Salvador Bibiano Francisco Xavier de Paula Leocádio Miguel Gabriel Gonzaga, ou dom Pedro II, foi o segundo imperador do Brasil. Nasceu em 2 de…
-
Floriano Vieira Peixoto foi um importante político e militar brasileiro. Ele foi o segundo presidente do Brasil. Peixoto nasceu em uma família pobre, na vila de Ipioca, em…
-
A Revolução Praieira, ocorrida na província de Pernambuco de 1848 a 1850, foi um movimento separatista, misturado com disputas partidárias pelo poder e com a revolta popular…
-
Quilombo (ou mocambo) era uma aldeia onde se escondiam os escravos que fugiam dos maus-tratos de seus senhores na época do Brasil colônia. Os quilombos cresceram muito nos…
-
No regime monárquico, a regência ocorre quando o herdeiro do trono não está em condições de assumi-lo ou não se encontra em situação de governar. Também pode ocorrer quando…
-
Em 1815, no Rio de Janeiro, o príncipe regente português dom João VI assinou um decreto que criava o Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. Com isso, o Brasil deixou de…
-
A proclamação da República foi o movimento militar que pôs fim à monarquia e instaurou o governo republicano no Brasil. Esse fato ocorreu no dia 15 de novembro de 1889.…
-
Movimento armado de amplitude nacional que pôs fim à Primeira República (1889-1930) no Brasil, a Revolução de 1930 marcou a subida de Getúlio Vargas ao poder, com a deposição…
-
José Maria da Silva Paranhos Júnior, o barão do Rio Branco, foi um professor, jornalista, diplomata, político e historiador brasileiro. Nasceu no Rio de Janeiro, em 20 de…
-
Cândido Mariano da Silva Rondon, mais conhecido como marechal Rondon, foi um militar e sertanista brasileiro. Nasceu em Mimoso, no estado de Mato Grosso, em 5 de maio de…
-
Dilma Vana Rousseff é a primeira mulher a assumir a Presidência da República no Brasil. Foi eleita no dia 31 de outubro de 2010 e empossada no cargo em 1o de janeiro de 2011,…
-
Estácio de Sá foi o fundador da cidade do Rio de Janeiro. Era um militar português e comandou as forças que expulsaram, em 1567, os franceses instalados na baía da Guanabara.…
-
A Sabinada foi uma rebelião ocorrida na Bahia entre 1837 e 1838, na época da Regência (1831-1840). O nome é uma homenagem ao líder do movimento, o médico e jornalista…
-
Sepé Tiaraju foi um chefe indígena dos Sete Povos das Missões Orientais do Uruguai (território hoje integrado ao estado do Rio Grande do Sul) que virou herói para seu povo.…
-
Martim Afonso de Sousa foi um nobre português a quem o rei dom João III atribuiu diversas tarefas. Entre elas estava a de dar início à colonização das terras do Brasil, que…
-
Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, é um herói brasileiro, mártir da Inconfidência Mineira e patrono cívico do Brasil. Vida Tiradentes nasceu em Pombal, um distrito…
-
O Tratado de Tordesilhas foi um acordo assinado em 7 de junho de 1494 entre a Espanha e Portugal. Esse acordo visava a resolver conflitos relativos às terras em que Cristóvão…
-
Getúlio Vargas foi o estadista que governou o Brasil por mais tempo depois da proclamação da República. Ele esteve no poder em dois períodos: de 1930 a 1945 e de 1951 a 1954.…
-
Orlando Vilas-Boas foi um sertanista e indigenista brasileiro. Ele integrou, ao lado dos irmãos Leonardo e Cláudio, uma das mais importantes expedições feitas para desbravar…
-
Zumbi dos Palmares é considerado o mais importante representante da resistência de negros escravizados no Brasil no século XVII. Foi o último chefe do Quilombo dos Palmares,…