Alfabetização e inclusão: educadores e famílias contam experiências e compartilham dúvidasO Dia Internacional da Alfabetização, comemorado em 8 de setembro, foi instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) com o objetivo de mobilizar a comunidade global em um compromisso pela erradicação do analfabetismo. Conforme reforça a entidade, a alfabetização é essencial para o desenvolvimento pessoal e social de todas as pessoas. Trata-se de um direito humano vital para a construção de uma sociedade mais inclusiva e sustentável. Para a Unesco, alfabetização para todos torna sociedades mais inclusivas e sustentáveis. Foto: Elza Fiuza/Agência Brasil. Para as escolas, na prática, o desafio é garantir que todos possam aprender a ler e escrever. Para celebrar a data, educadores e familiares de todo o Brasil contam como desenvolveram estratégias pedagógicas para alfabetizar turmas com estudantes com deficiência, transtorno do espectro autista (TEA) e altas habilidades/superdotação e compartilham suas dúvidas sobre alfabetização e inclusão. Confira!
Boas práticas de alfabetizaçãoAlfabetização e Síndrome de Down: educadora destaca repertório de estudante Aulas de Libras melhoram comunicação entre crianças surdas e ouvintes Ressignificar saberes para valorizar eficiências no processo de alfabetização Professora usa receitas e comida para alfabetizar turma de aluna com deficiência física
Discussões da Comunidade DiversaCriança surda em período de alfabetização tem direito a um intérprete de Libras? Como alfabetizar estudante que não fala com coerência? Como trabalhar conteúdos do currículo com estudante com autismo do 4º ano? |